É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

domingo, 1 de março de 2015

Isabel Vaz - Proposta de percurso com alunos - Quinta da fidalga SEIXAL


A Quinta da Fidalga, cuja fundação remonta ao século XV, teve sempre funções agrícolas e de lazer, surgindo associada a Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama, o qual se teria fixado nas terras do Seixal para assistir à construção de caravelas destinadas à descoberta do caminho marítimo para a Índia. Distingue-se também pelo magnífico Lago de Maré, que constitui um monumento raro ou quase único na arquitectura hidráulica portuguesa. 
http://www.lazer.publico.pt/patrimonio/36217_quinta-da-fidalga

Percurso aconselhado. A cor os pontos de interesse, 
que se representam nos próximos desenhos.

Jardim do buxo - vista do miradouro(4)

Lago de maré (6)

Palacete - vista do miradouro (5)
com sobreposição da Oficina de Artes Manuel Cargaleiro (7)

Sereia - mosaico da Fonte das sereias (9)

Caravela - mosaico da Fonte nascente (12)

2 comentários:

  1. A quinta da Fidalga é certamente um local cheio de interesse para o desenho de observação. Gosto de como apresentaste a proposta de percurso. Há que experimentar com os alunos!

    ResponderEliminar
  2. Sim, espero poder aplicar o percurso! Já fiz algo semelhante com os alunos do Curso de profissional de design gráfico, mas com fotografia.

    ResponderEliminar