É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Construção dos diários gráficos e propostas de trabalho para os 5º e 6º anos

   Na semana de 24 a 28 de Fevereiro realizei a proposta de trabalho da construção de diário gráfico a 3 das 10 turmas que leciono e na disciplina de Educação Visual. Optei por efetuar a referida tarefa em 2 turmas do 5º ano com ritmos de aprendizagem diferentes e apenas 1 turma do 6º ano.
   Nessa 1º aula houve uma rápida motivação dos alunos para a temática dos diários gráficos através da apresentação dos meus próprios diários gráficos, cadernos de viagem e cadernos laboratório... Só numa das turmas é que consegui mostrar o vídeo do Eduardo Salavisa - Um desenhador do quotidiano http://vimeo.com/40228552  porque utilizei os 45 min da Apoio ao Estudo/Direção de Turma.
   Nas aulas de EV mencionadas anteriormente, os alunos do 5º e 6º ano  construíram cada um o seu diário gráfico. Não inovei. Os alunos executaram o diário gráfico proposto na formação.
 
 
Material utilizado por cada aluno: 
1 folha A3
parte do cartão da parte de trás do bloco A3
Tesoura
Lápis HB
Cola e a fita cola da professora.
   Após dividirem a folha A3 na horizontal e dobrarem muito bem, os alunos rasgaram a folha e uniram as 2 partes com fita cola (nesta parte a professora ajudou um bocadinho).
   Com as duas partes coladas, os alunos dobraram ao meio e voltaram a dobrar ao meio as folhas. Abriram e voltaram a dobrar de modo a fazer uma espécie de harmónio.
   Colocaram em cima do cartão do bloco A3 (procurando não desperdiçar cartão) e desenharam os 2 retângulos para a capa e contra capa. Recortaram os retângulos desenhados e colaram-nos na extremidade das folhas.
    Como as referidas aulas ocorreram na semana anterior à interrupção letiva do Carnaval (e eu só voltaria a ter aulas com eles 15 dias depois) os aluno levaram para realizarem em casa as propostas de trabalho seguintes:
    1º Desenhar nas 1º folhas o seu nome completo. Pode também utilizar colagens. Esta atividade pretende ser um fator desinibidor para o aluno desenhar e se expressar. Serve também de identificação do diário.
   2º Desenhar um objeto do quarto ou local onde dorme.
   3º Desenhar um objeto verde.

5º ANOS


 

6º ANO
 

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