1º PROPOSTA - Desenhar nas 1ª folhas o seu nome completo. Pode também utilizar colagens. Esta atividade pretende ser um fator desinibidor para o aluno desenhar e se expressar. Serve também de identificação do diário.

É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.
O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.
Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.
Gostei do exercício com o nome (nunca experimentei) - dá um sentimento de pertença e aproveita-se para trabalhar a letra! E escrever já é quase desenhar! Tantos resultados diferentes! Parabéns!
ResponderEliminarPropostas aliciantes e ótimos resultados! Muito trabalho!!
ResponderEliminarGostei muito das tuas ideias! Este trabalho foi desenvolvido nestas semanas? Muito bem!
ResponderEliminarTal como referi no 1º post os alunos construíram os diários gráficos na aula de EV (50min) da semana de 24 a 28 de fevereiro, mais precisamente 1 turma na 2ªf, outra 3ªf e o 6º ano na 4ª feira e começaram a desenhar/decorar as capas.
EliminarFicou para trabalho de casa as 3 propostas, uma vez que não iriamos ter aulas na semana seguinte porque era a interrupção do Carnaval.
Esta semana alguns trouxeram os diários gráficos ( mais de metade dos alunos de cada turma) tal como os fotografei. Uns mais completos que outros....