É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Construção dos diários gráficos e propostas de trabalho para os 5º e 6º anos - OS RESULTADOS

Aqui ficam os resultados obtidos depois da interrupção letiva do Carnaval.

1º PROPOSTA - Desenhar nas 1ª folhas o seu nome completo. Pode também utilizar colagens. Esta atividade pretende ser um fator desinibidor para o aluno desenhar e se expressar. Serve também de identificação do diário.

TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DOS 5ºs ANOS

 
TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DO 6º ANO

2ª PROPOSTA - Desenhar um objeto do seu quarto ou do local onde dorme.
TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DOS 5ºs ANOS
 
TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DO 6º ANO
 

3ª PROPOSTA - Desenhar um objeto verde. Ou continuação do preenchimento do diário gráfico com o que quisessem.
 TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DOS 5ºs ANOS
TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DO 6º ANO

4 comentários:

  1. Gostei do exercício com o nome (nunca experimentei) - dá um sentimento de pertença e aproveita-se para trabalhar a letra! E escrever já é quase desenhar! Tantos resultados diferentes! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Propostas aliciantes e ótimos resultados! Muito trabalho!!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito das tuas ideias! Este trabalho foi desenvolvido nestas semanas? Muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como referi no 1º post os alunos construíram os diários gráficos na aula de EV (50min) da semana de 24 a 28 de fevereiro, mais precisamente 1 turma na 2ªf, outra 3ªf e o 6º ano na 4ª feira e começaram a desenhar/decorar as capas.
      Ficou para trabalho de casa as 3 propostas, uma vez que não iriamos ter aulas na semana seguinte porque era a interrupção do Carnaval.
      Esta semana alguns trouxeram os diários gráficos ( mais de metade dos alunos de cada turma) tal como os fotografei. Uns mais completos que outros....

      Eliminar