É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

quinta-feira, 13 de março de 2014

E lá continuam alegremente a desenhar e a pintar as capas dos seus diários gráficos...









O desafio foi lançado... e todos aceitaram... desenhar o colega da frente, ou do lado, em 2 minutos...










Todos os suportes são bons, para fazer a aguada, quando se está interessado em pintar...




E apesar de muitos terem algumas dificuldades a pintar com guaches, foi vê-los ligeirinhos e cheios de entusiasmo a pintar os seus desenhos, que realizaram como trabalho de casa... um por dia...







Só falta dizer que estas turmas são de 8º ano!


2 comentários:

  1. Alegremente desenhando...um bom lema! que bonitas produções! Gosto do aproveitamento de tudo o que está na sala de aula para desenhar: colegas, estojo, materiais...

    ResponderEliminar