É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Museu do traje + experiências com cor

museu do traje - experiência sem cor

Algumas experiências com os materiais que nos foram oferecidos na formação.
Feitos no museu do traje e em filas de espera para o CC.
A ter continuação...

5 comentários:

  1. O primeiro desenho é um excelente exemplo de como o texto e imagem podem e devem complemetar-se. Acho muito interessante a dinâmica do contraste entre os "modelos vivos" e os "modelos mortos". A página está cheia de pormenores que a enriquecem. Outro aspeto que podemos transferir para os alunos está exemplificado no estudo de tons que fizeste no terceiro desenho. O segundo desenho é um exercício muito interessante entre o movimento da linha (muito liberto) e a mancha vermelha. Continua...

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do primeiro desenho! Parece BD :)

    ResponderEliminar
  3. Vejo que o diário gráfico já faz parte do dia a dia...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelos desenhos! São diversificados...

    ResponderEliminar