É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

domingo, 2 de março de 2014

Formatos diferentes para "Diário Gráfico" ou "Caderno Laboratório

Depois da nossa sessão comecei a pensar no trabalho que poderia realizar com os alunos e decidi utilizar o modelo apresentado pelo António, com as minhas 4 turmas de 8º ano.
Mas apeteceu-me variar e apresentar aos 9º anos um modelo diferente. Depois de alguma pesquisa na internet encontrei alguns modelos bastante simples e perfeitamente exequíveis.
E é este que estou a utilizar. 




Como fazer um "Caderno de Viagem" em cinco minutos





Fica com 8 páginas, mas não tem capa.
E ainda tem a possibilidade de se abrir, virar a página ao contrário e ficar com mais 8 páginas. 










Tanto se pode utilizar folhas de desenho em formato A4 ou A3, dependendo da dimensão que se pretenda.








Estes dois formatos foram criados a partir de folhas A3, mas se se preferir em tamanho mini, utiliza-se uma folha A4.




Folha A3. Fica com 8 páginas de 14,7 x 10,4 cm.




Quadrado com 29,5 x 29,5 cm. Fica com 16 páginas de 7,5 x 7,5 cm.







Pode-se usar mais que uma folha ao mesmo tempo, bastando aumentar a lombada. 

2 comentários:

  1. Tantas ideias para desenvolver! Parabéns! E tudo muito acessível aos nossos alunos!

    ResponderEliminar
  2. Esta partilha foi muito importante! Obrigada :)

    ResponderEliminar