É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

quarta-feira, 5 de março de 2014




Devo começar por dizer que nunca fiz um Diário Gráfico. Nem nunca utilizei este recurso em sala de aula. E estou convencida que não sei desenhar. 

Acho que sou melhor a construir, o diário em si, do que a desenhá-lo... 
Mas estou completamente apaixonada pela ideia.
No Museu fiz algumas tentativas para desenhar, inicialmente utilizando lápis. 


Depois em casa tentei melhorar utilizando a técnica de aguada, mas cheguei à conclusão que o papel é demasiado fino pelo que não deu resultado. Então optei por canetas com bico de 0,4.


Posteriormente fiz uma experiência com caneta, de cor preta, dando uns toques de cor.


E depois desta experiência decidi dedicar-me a construir o meu próprio Diário.
E dessa experiência resultou a construção de um pequeno blogue e de duas fichas de trabalhos para os meus alunos do 8º e do 9º ano.





4 comentários:

  1. O mais importante é começar e treinar muito! Os primeiros passos estão dados e são prometedores!

    ResponderEliminar
  2. Ana acho que estás a ser dura contigo. Se não soubesses desenhar não terias estes desenhos. Como costumo dizer eu não sei desenhar como o Leonardo Da Vinci. Mas se me fosse comparar chegaria à conclusão que não sei desenhar como a maioria dos artistas que conheço. Assim ficaria frustado e pararia de desenhar. Não há maus desenhos porque o que conta é encontrarmos o prazer em fazê-los.

    ResponderEliminar
  3. Se desenhar sabe bem, então vale a pena ;)

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o que já disseram. Fazer cadernos e desenhar neles é bom! E se é isso que sentes, continua pois acho que estás no bom caminho :)

    ResponderEliminar