É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

domingo, 9 de março de 2014

Diário gráfico 7º EV










Coloquei a ideia em prática e logo na semana seguinte, as alunas fizeram o seu "Diário Gráfico". A decoração da capa foi livre e as primeiras páginas eram autobiográficas, contemplando o autoretrato e os gostos pessoais. Já na aula exploraram as aguadas com lápis aguarela ou canetas de feltro, a partir do modelo de um barquinho de papel realizado na aula. Entre o espanto e o prazer a aula decorreu de forma muita animada e entusiástica.

2 comentários:

  1. A ideia do barco em papel... acho que vou fazer também!

    ResponderEliminar
  2. Eu também!!
    É motivante ver os resultados do empenho no trabalho! Parabéns à professora e aos alunos!

    ResponderEliminar