É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Os primeiros desenhos

Comecei a utilizar o diário gráfico com maior regularidade em 2012. Deixo-vos um desenho feito em Agosto desse ano. Mostro-vos porque não devemos ter receio de mostrar o que fazemos mesmo quando não gostamos muito do resultado (como é o caso). Mas apesar do resultado não ser nada do outro mundo guardei cada momento daquele lugar e o que ficou foi a vontade de continuar a desenhar. Desde então não parei. Por isso faço questão de mostrar aos meus alunos os desenhos que me "correram pior". Estamos todos à procura e se partilharmos as nossas descobertas melhor!

2 comentários:

  1. E o mais interessante é reconhecer a evolução e os passos dados!

    ResponderEliminar
  2. É muito importante conseguir passar essa mensagem aos alunos e nada como mostrando-lhes um exemplo real.

    ResponderEliminar