É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

quarta-feira, 12 de março de 2014

DECORAÇÃO DAS CAPAS DOS CADERNOS

A técnica proposta foi utilizar carimbos, material que os meus alunos adoram! Escolhemos juntos o título da capa. Relembro que os meus alunos são do 3ºano do 1ºciclo.

2 comentários:

  1. Os carimbos resultam muito bem! E em combinação com a caligrafia dos alunos, personalizando a capa, ficou fantástico...E agora, o que ficará lá guardado?

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  2. 3º ano?! Muitos Parabéns! É de pequeno que se começa. Gosto da abordagem da capa, da relação das letras do nome e do caderno.

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