É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Voltar a desenhar (2)

A participação nesta formação foi o motor para voltar a desenhar e procurar desenferrujar...

Participação a 8 de Março no Workshop Desenho em Cadernos dinamizado pela L1B na Casa dos Pescadores no Seixal.

Enquanto acompanhava uma das minhas turmas do 6º ano na visita de estudo ao Palácio Nacional de Queluz no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal no dia 13 de Março.
Nos pequenos momentos em que tenho disponibilidade para desenhar.
 Agora é preciso continuar a desenhar, desenhar, desenhar...

O CADERNO LABORATÓRIO

O presente caderno laboratório foi mostrado aos alunos como motivação juntamente com o meu diário gráfico pessoal durante esta semanas.
PROPOSTA 0 - AINDA DESENVOLVIDA NA 1ª SESSÃO DA FOMAÇÃO: Desenha um objeto perto e outro longe
PROPOSTA DA 1ª ACTIVIDADE: Desenha o teu nome completo.
PROPOSTA DA 2ª ACTIVIDADE: Desenha um objeto do sitio onde dormes (quarto). 
PROPOSTA DA 3ª ACTIVIDADE: Desenha um objeto verde.
PROPOSTA DA 4ª ACTIVIDADE: Desenha um objeto com uma figura geométrica (triângulo/quadrado/retângulo).
PROPOSTA DA 5ª ACTIVIDADE: Desenha uma planta ou um animal.
PROPOSTA DA 1ª ACTIVIDADE: Desenha uma figura humana.

2 comentários:

  1. Isto é que tem sido trabalhar! É bom perceber o prazer que tens tido a desenhar regularmente. E transmiti-lo aos alunos!

    ResponderEliminar
  2. adoro estes harmónios , fica um efeito muito giro e de uma vez conseguimos ver os desenhos todos

    ResponderEliminar