É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

terça-feira, 11 de março de 2014

22 FEV 2014 - SEIXAL (2)

Ainda os meus trabalhos realizados na 1ª sessão da formação. Voltar a desenhar depois de muitos anos.
2º Exercício.
Durante o almoço partilhado.


2º tentativa do 3º Exercício.

3 comentários:

  1. E. sem medos, avançaste! E com o que já vi depois, que satisfação!

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  2. Obrigada pelas palavras encorajadoras Manuela. Finalmente já consegui publicar alguns trabalhos realizados no meu diário gráfico. :)

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  3. Agora que recomeçaste, aconselho a que não páres :)

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