É um espaço de partilha entre formadores e formandos da ação de formação para professores dos grupos 240 e 600 promovida pela associação de professores de educação visual e tecnológica.

O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. É propício ao desenvolvimento da criatividade. Rui Lacas, autor de banda desenhada, afirma que “este caderno é como um mini estúdio, um estúdio ambulante que te permite ser criativo o dia todo”. O caderno pode ser narrativo, biográfico e tem como premissa o desenho diário, faz parte do nosso quotidiano. No contexto da educação visual, a utilização do diário gráfico facilita a promoção dos objetivos enunciados nas metas curriculares da disciplina para o 2º e 3º ciclo no domínio de referência Representação. Eduardo Salavisa, professor e divulgador do desenho em cadernos em Portugal, afirma que o ”diário gráfico adquire para os alunos uma grande importância como instrumento didático e um valor afetivo como objeto pessoal”.

Por ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma ótima estratégia no processo ensino/aprendizagem, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de utilização do Diário Gráfico em contexto educativo, sugerir atividades que tratem conteúdos previstos nas orientações curriculares para a educação visual e promover a descoberta de outras/novas abordagens relevantes deste recurso ao alcance dos alunos.

domingo, 9 de março de 2014

Mais uma experiêmcia "em Laboratório": Poema Escondido

Trabalho que vou desenvolver com uma turma do 5ºano no âmbito dos Direitos Humanos.

3 comentários:

  1. Gostava de saber mais sobre esta atividade!

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  2. Ligação entre a escrita e o desenho! Também fiquei curiosa para saber mais como é desenvolvida esta atividade.

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  3. Foi dada a cada aluno uma página de um livro (cópia, neste caso, do livro "O Cônsul desobediente"). No texto dessa página, os alunos começam por seleccionar aleatoriamente palavras que por alguma razão lhes captaram a atenção. Tentam formar frases a partir das palavras seleccionadas (eventualmente precisam de outras para que tudo faça sentido). Alguns alunos fazem isto com uma GRANDE rapidez... O perfeito seria se a sequência de leitura da frase fosse descendente... mas muitas vezes isso não acontece, e temos que indicar a ordem das palavras. Neste caso até pus uma seta a indicar onde se inicia o meu texto. Neste momento tenho uma grande variedade de trabalhos... alguns alunos têm muitas dificuldades mas outros encontram a frase e ilustram a ideia muito rapidamente...

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